sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O tempo de hoje

A sociedade moderna não espera. Não há tempo a perder. Tempo é dinheiro e o dinheiro compra o tempo que não se pode perder. A velocidade nas locomoções encurta as distâncias e economiza o tempo. Não há tempo a perder. O prolixo não tem lugar, que venham os diálogos monossilábicos e objetivos. Vão-se os longos abraços com tapinha nas costas. Venham os apertos de mãos. Não há tempo a perder. O controle remoto economiza o tempo entre um canal e outro. Não há tempo para os lautos banquetes, que venham o fast food. É o tempo da comida pré-cozida e do forno microondas. É o tempo das efemeridades. É a ansiedade se sobrepondo ao desejo.

No ano de 2010, o percentual de cesarianas superou o de partos normais no Brasil. As cesáreas chegaram a 52% do total. Se observarmos somente o setor privado, esse número sobe para 80%. Para que esperar a natureza agir se podemos ir buscar a vida nas entranhas maternas? Para que esperar se podemos ir ao encontro? Um parto normal dura 8, 10, 12 horas. Uma cesárea, alguns minutos. O tempo urge. O próximo! A vida tem que ter hora para começar. Parte normal é artesanato, cesárea é linha de produção. O choro da vida tem que vir num piscar de olhos.

Pressa ao nascer, pressa para se livrar dos mortos. O luto é efêmero. O pranto é curto. Os mortos terão tempo de sobra para seus afazeres. Terão a enormidade da morte à disposição. Aos que ficam, sobra a falta de tempo. O luto era uma homenagem ao morto. Durante um período mínimo de trinta dias não se usava roupas coloridas, predominavam cores mais sombrias, ou mesmo o preto. Usava-se nem que seja uma fitinha preta no peito. Por um bom tempo não se escutava música na casa do morto. Música não combinava com o luto. Na sociedade moderna o luto é uma formalidade. O túmulo anseia pela presença do ausente. O tempo acabou.

Um comentário:

  1. o tempo é curto p tanta coisa q temos q fzr. n da p esperar o menino nascer e o morto esfriar. o mundo ta rodando e se n acompanharmos ele nos engole. e o meu amor, espera q eu viva ate os 100 anos c ele.

    ResponderExcluir