sábado, 19 de novembro de 2011

De homens, mulheres e aranhas

Marlene está feliz. Augusto deu-lhe um carro zero quilômetro com todos os acessórios possíveis e desnecessários. A noite promete. Silvia está feliz. Jorge lhe deu um anel de ouro com um diamantezinho cravado. Ela não sabe, mas é uma imitação tão bem feita que somente um especialista atento dirá que não é verdadeira. A noite de amor será inesquecível. Álvaro está em maus lençóis. Não comprou nada para Salete. Com certeza a encontrará emburrada e de mau humor. A noite promete ser entediante. No máximo uma transa rápida e mecânica. Não tenho a intenção de ser leviano acusando todos, homens e mulheres, de serem interesseiros, trapaceiros e embusteiros. Nem todos o são. Somente a maioria.

Não sei se serve de consolo. De acordo com estudo publicado no periódico BMC Evolutionary Biology, fêmeas da espécie Pisaura mirabilis, um tipo de aranha-de-jardim, possuem um 'faro' apurado para identificar o valor dos presentes que recebem dos machos, na hora do acasalamento. Se tinha presente, a cópula era demorada. O macho que chegava de mãos abanando levava a pior. Se a fêmea é esperta, o macho não é bobo. Quando não conseguiam presentes valiosos para dá para a fêmea, o espertalhão enrolava a interesseira, dando-lhe um floco de algodão ou uma semente estragada. E conseguia a o que queria! Estão conseguindo fazer o paralelo?

Ainda de acordo com o estudo, tanto a fêmea como o macho consegue avaliar o presente e alteram o comportamento dependendo da situação. Eu não sei quem aprendeu com quem. Mas isso me lembra outra espécie, onde dinheiro compra até amor verdadeiro. Não adianta declarações de amor, cartas apaixonadas ou flores, o que vale é o presente. E não adianta presente meia-boca, essa outra espécie também sabe avaliar o seu valor. Será que as fêmeas das aranhas-de-jardim também usam roupas justíssimas, microshorts, fazem biquinho na frente da máquina fotográfica e rebolam ao som de um batidão? Será que os machos freqüentam academia e exibem sua virilidade em carrões possantes? Desse jeito vou começar a duvidar da Teoria da Ascendência Primata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário