quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O outro e A menina com a lagartixa - Bernhard Schlink

Em 2000, Bernhard Schlink publicou um livro com narrativas mais breves intitulado Liebesfluchten, algo como Fugas de amor, numa tradução livre. No Brasil, esse livro não foi publicado na sua íntegra, mas duas de suas novelas foram publicadas em separado, O Outro e Amenina com a lagartixa. A exemplo de O leitor, primeiro sucesso de Schlink, O outro também teve uma versão cinematográfica, em 2008, sob o título original de The Other Man (no Brasil, O amante), com direção de Richard Eyre, e Antonio Banderas, Laura Linney e Liam Neeson nos papéis principais.
Em O outro, Bergt descobre que sua falecida esposa, Lisa, o traiu. Essa desconfiança chega junto com uma carta enviada por um desconhecido que desconhecia o falecimento de Lisa. Curioso, Bergt lê a carta e descobre que lisa tinha uma ligação amorosa com o autor da carta. Sem saber exatamente a profundidade dessa ligação, Bergt resolve responder a carta do desconhecido como se fosse Lisa. Dessa forma, Bergt redescobre Lisa, percebe que a sua esposa não era sua. Aliás, descobre que a sua esposa não era sua esposa, era outra. Ao mesmo tempo, Bergt se sente curioso com relação ao amante da sua esposa: quem é esse homem que mereceu o amor de Lisa? Um livro com final surpreendente!
Em A menina com a lagartixa, os personagens não tem nome. O protagonista é um homem que, desde a infância, era obcecado por um quadro que havia no escritório do pai, onde uma menina contempla uma lagartixa, cujo nome dá título à novela. Já na faculdade, após a derrocada da família e da morte do pai, ele descobre que o quadro está relacionado a um segredo que o pai não queria ver revelado. Durante a investigação, o jovem se vê obcecado pelo quadro, uma obsessão que destruiu o casamento dos pais e aniquilou sua família.
Nessas duas novelas, Schlink mostra que é um mestre em escrever histórias curtas com grandes significados...


Nenhum comentário:

Postar um comentário