segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cinema nacional: As cartas psicografadas por Chico Xavier

O grande mérito de Cartas psicografadas por Chico Xavier (2010), da carioca Cristiana Grumbach, é não ser panfletário. Mesmo falando de um tema tão delicado, a dor pela perda de um parente, o documentário não assume uma crença ou afirma se aquilo que os entrevistados acreditam está certo ou não. Cristiana simplesmente entrevista pessoas, na maioria mães, que estão experimentando a pior das dores: a perda de um filho.
O método de filmagem da diretora leva o expectador para muito próximo da dor do entrevistado, com planos parados e pouca variação de enquadramento de um entrevistado para outro. O resultado é a captação da intimidade de quem está sendo entrevistado, mas sem ser invasivo para não espetacularizar a sua dor. Ou seja, a dor é tornada pública, mas sem ser oferecida como um espetáculo.
Mesmo tentando manter essa distância do espiritismo, é impossível não se manifestar a simpatia pela religião, talvez não da diretora, que a todo custo tenta manter um distanciamento (e consegue), mas dos entrevistados, que por razões óbvias, se declaram simpatizantes da doutrina de Chico Xavier após este ter trazido seus mortos de volta, mesmo que através das cartas. Vale a pena assistir... 

Um comentário:

  1. Saudações crísticas, e fraternas, Alexandre!

    Antes de qualquer coisa, na condição de Espírita, quero agradecer pela delicadeza do texto! E, se me permites, gostaria de dizer que a Doutrina Espírita não é, tão somente, uma religião, tal como se concebe, comumente, o termo. O aspecto religioso, é uma terça parte do tripé que embasa a nossa doutrina. O Espiritismo é: Ciência - Filosofia - Religião. É preciso entender que todos os caminhos que são necessários, dentro do mundo científico, para que se estude um fenômeno, foram adotados por Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail), quando da observação do que acontecia, em várias casas, de Paris, com as mesas que giravam, e que respondiam à perguntas. E, filosoficamente, o Espiritismo espera que o senso crítico seja uma "ferramenta" constante, ao lado da Ciência, na observação, e análise, dos fenômenos. Sejam eles quais forem. Notadamente, os de ordem espiritual.

    Um grande abraço fraterno, e, mais uma vez, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir