sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Bernhard Schlink

Filho de pai alemão e mãe suíça, o jurista e escritor alemão Bernhard Schlink nasceu em Bethel, em 1944, mas foi criado em Bielefeld, onde chegou com apenas 2 anos de idade. Formou-se em direito em 1968 e tornou-se juiz no Tribunal Constitucional do estado federal da Renânia em 1988 e professor de Direito Público da Universidade de Humboldt, em 1992. Desde os anos 70 escrevia obras técnicas na área do direito, mas só estreou na literatura em 1987, com um livro policial em parceria com o também escritor Walter Popp. Um ano depois, publicou sua primeira obra individual, O nó górdio.
O sucesso, Schilink só conheceria em 1995 com O leitor, considerado o maior sucesso literário internacional de um escritor alemão depois de O tambor, do também alemão Günter Grass, publicado em 1959. Ambos foram, posteriormente, adaptados para o cinema. No Brasil, O leitor não obteve sucesso na primeira edição, deslanchando apenas na esteira do filme ganhador de Oscar. Schilink só conheceria o sucesso novamente uma década depois, com A volta para casa, de 2006.
Entre esses dois romances de sucesso, Schlink publicou em 2000 um volume de narrativas mais curtas, Liebesfluchten, tradução livre seria “Fugas de amor”. Entre as narrativas, duas foram publicadas no Brasil separadamente: O outro e A menina com a lagartixa. Em 2008, foi publicado outro romance do escritor alemão, O fim de semana, que possui as mesmas qualidades dos romances anteriores: enredos vigorosos e uma linguagem simples, mas elegante.
Nas próximas quartas-feiras, que esse blog reserva para falar de livros, falaremos sobre cinco obras de Bernhard Schlink: O leitor (1995), O outro e A menina com a lagartixa (2000), A volta para casa (2006) e O fim de semana (2008). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário