quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A volta para casa – Bernhard Schlink

Peter Debauer é órfão de pai, vive com a mãe, com quem tem uma relação distante, e passa as férias na Suíça com os avós paternos, editores de romances populares. Ao usar o verso de uma prova tipográfica como rascunho, Peter lê um trecho do romance que narra o retorno do soldado alemão Karl para casa. O problema é que só foi possível a Peter lê trechos do romance, o que o deixa curioso sobre o seu final.
Em A volta para casa, Schlink retorna ao tema da culpa alemã, tema já visto em O leitor. Já adulto, Peter começa uma investigação para descobrir quem é o autor daquele romance inacabado. Ao mesmo tempo em que investiga sobre o escritor misterioso, Peter é obrigado a fazer investigações sobre seu pai, supostamente morto (a mãe nunca esclareceu em que circunstâncias), para resolver problemas relacionados à documentação para seu casamento. Para surpresa de Peter, as peças vão se encaixar perfeitamente.
A história tem como pano de fundo a nossa realidade, como a queda do muro de Berlim. Mas também tem muito de autobiográfico. Peter e Schlink tem formação jurídica e os avós do autor viviam na Suíça e eram editores de literatura barata, a exemplo de Peter Debauer. Um livro que prende o leitor ao drama pessoal do protagonista que, em certa medida, é o drama da Alemanha pós-guerra. Um livro perturbador, instigante, mas, principalmente, esclarecedor.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário