segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cinema nacional: Noites de Reis

Noites de Reis (2013), dirigido por Vinícius Reis e roteirizado por Rita Toledo, narra a luta de uma família após a perda de um filho num incêndio acidental. Após o acidente com o filho, Jorge (Enrique Diaz) saiu de casa, só retornando tempos depois, abalando a rotina da sua esposa, a professora Dora (Bianca Byinton) e da filha do casal, Júlia (Raquel Bonfante). Ao mesmo tempo em que se debate numa dor profunda, Jorge tem que reconquistar o espaço perdido no coração da filha, utilizando para isso a rabeca, instrumento do qual é tocador e passa a ensinar Júlia.
Antes do retorno de Jorge, Dora tentava sufocar a sua dor com longos mergulhos no mar e caminhadas solitárias. No entanto, a superação da ferida poderia estar bem ao lado da sua casa, onde o restaurador Marcos (Flávio Bauraqui) estava trabalhando. Quando tudo parecia se amainar no coração de Dora, Jorge retorna sem maiores explicações, gerando um turbilhão de sensações e rememorações para Dora.  
Ao mesmo tempo em que a família se encontra de luto, a pequena cidade onde a família vive comemora a Folia de Reis, criando um contraste de emoções, já que as cenas intimistas da família se alternam com cenas de trovadores, músicos e palhaços cantando e dançando na cidade em festa. Um roteiro marcado pelo silêncio dos diálogos, onde os olhares e os gestos falam por si. Utilizando o silêncio como retórica, o diretor Vinícius Reis economizou nos eventos, mas foi perdulário nas cenas fortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário