quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Hilda Furacão – Roberto Drummond

Sétimo livro e maior sucesso do escritor mineiro Roberto Drummond, considerado por muitos como o pai da literatura pop no Brasil, Hilda Furacão foi publicado em 1991. Não se discute que parte do sucesso da obra deve-se à adaptação para a televisão, em forma de minissérie, pela Rede Globo e exibida em 1998, tendo Ana Paula Arósio interpretado a personagem título. Mas também não se discute que o livro, como toda a obra de Roberto Drummond, tem o seu valor.
Toda a história se passa na mitológica Belo Horizonte dos anos 60 e o narrador, Roberto, também é personagem da trama. A ele soma-se outros dois mosqueteiros, seus amigos de infância: Aramel, o belo, que queria ser estrela de cinema em Hollywood; e Malthus, o frei, que aspirava a santo. Roberto, que é jornalista, tenta descobrir os motivos que levaram Hilda a recusar o pedido de casamento de um rico banqueiro e ir para a zona boêmia.
Apesar de ter como pano de fundo as contradições da moralista sociedade mineira da época e as convulsões políticas no interregno democrático que antecede o Golpe Militar de 1964, com jovens comunistas e militares de direita brigando pelo poder, o romance é uma história de amor. Hilda Furacão tem o poder de enfeitiçar os homens, inclusive os santos, mas termina se enfeitiçando pela pureza do frei Malthus. Um livro bom, com a marca da narrativa frenética de Roberto Drummond.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário