quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O leitor – Bernhard Schilink

Na Alemanha pós-guerra, um país ainda devastado pelo conflito, Michael, 15 anos, conhece Hannah, 35 anos. Os dois mantém um tórrido romance marcado pela descoberta do sexo, do mundo da literatura e por diversos mistérios. Certo dia, Hannah some sem deixar rastros, deixando Michael devastado pela saudade e pela dúvida se tinha feito algo de errado para que a amada fosse embora.
Sete anos depois de sumiço de Hannah, Michael, já estudante de Direito, é convidado a assistir um julgamento cujos réus eram criminosos nazistas. Entre eles Michael vê a sua amada, Hannah. O estudante percebe que Hannah não se defende de forma adequada, omitindo informações que poderiam atenuar sua pena. Michael percebe que Hannah guarda um segredo que ele tinha tomado conhecimento anos antes, mesmo sem se dar conta.
A partir daí, o conflito do personagem se dá em dois momentos: o primeiro deles por se dá conta que ainda ama uma mulher que tomou parte de uma das maiores atrocidades do século XX; o segundo por ele ter conhecimento do segredo que pode atenuar a pena de Hannah, mas ter medo de revelá-lo e traí-la. Mas não revelar o segredo pode significar uma pena pesada para a amada.
Um livro sobre amor, piedade, vergonha, feridas de uma geração, ambivalência e medo dos seres humanos, onde os erros cometidos não são justificados, mas apenas reconhecidos. A sensibilidade e a estética fina da escrita de Schilink ameniza o tema pesado de O leitor. Uma leitura imperdível... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário