segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cinema nacional: Vendo ou alugo

Um filme com um bom elenco, mas com roteiro fraco e superficial, mesmo para um gênero comercial popularesco. Assim poderíamos definir em poucas palavras Vendo ou alugo (2013), dirigido por Betse de Paula e roteirizado por um timing de seis pessoas, incluindo a própria diretora do filme. Apesar dos prêmios recebidos no CINE PE, o festival de cinema do Recife, incluindo o de melhor filme para o júri oficial, para o público e (pasmem!) para a crítica, o filme é tecnicamente limitado, com uma linguagem que reduz personagens a estereótipos burlescos.
O filme retrata a história da família de uma socialite falida, Maria Alice (Marieta Severo), que para manter as aparências e se livrar das dívidas tem que vender a casa, um casarão caindo aos pedaços que, para complicar, está localizado ao lado de uma favela violenta. Para resolver o problema, Maria Alice apela a Iemanjá, que a atende enviando vários possíveis compradores. O problema é que manda todos ao mesmo tempo, criando uma confusão por que se inicia um conflito na favela, impedindo-os de sair da casa.
O filme conta com as boas atuações de Marcos Palmeira, o traficante Jorge, e Silvia Buarque, interpretando Baby, filha de Maria Alice. Destaque para a veia cômica de Nathália Thimberg, que interpreta a mãe de Maria Alice, o que faz o expectador se perguntar por que o cinema não a aproveitou melhor. Betse de Paula acertou em cheio no elenco, mas errou feio no roteiro... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário