quarta-feira, 15 de agosto de 2012

On the road – Jack Kerouac


Jean-Louis Lebris de Kerouac, ou simplesmente Jack Kerouac (1922-1969) nasceu nos Estados Unidos, mas de ascendência franco-canadense. Criado numa família católica viria se tornar o expoente do que ficou conhecida como a Geração Beat, principalmente após a publicação de On The Road, considerado a bíblia dessa geração. Escrito em apenas três semanas, embalado por muito álcool e benzedrina, o livro baseia-se nas viagens que o próprio autor fez pela Rota 66, lendária estrada que corta os EUA na direção leste-oeste, na companhia do também escritor Neal Cassady.
A história é narrada por Sal Paradise, alterego do autor, que junto com Dean Moriarty (provavelmente o escritor e amigo Neal Cassidy), decidem viajar pelos EUA em busca de sentido para as suas vidas, mas sem perder a liberdade. No embalo de muitas drogas, farras homéricas, irresponsabilidades variadas e uma sensação de lealdade inquestionável ao grupo, Sal e Dean saem em busca da única coisa que lhes interessa: o prazer imediato. Kerouac consegue imprimir um ritmo alucinante à narrativa. É como se o leitor se encontrasse no banco do carona, perdendo o fôlego a cada curva da legendária estrada. 
Este livro tornou-se o manifesto da Geração beat, que rompia com o compromisso da American Way of life e pregava a busca de experiências autênticas e extremas, um compromisso espontâneo com a vida até seus mais perigosos limites. Também fazem parte desse movimento escritores como Allen Ginsberg e Willian Burroughs. Apesar do livro ter trazido a fama de libertário, Kerouac era individualista e conservador. Morreu em 1969, aos 47 anos, de hemorragia, em decorrência de uma cirrose. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário