sábado, 4 de agosto de 2012

O direito de fumar


Vivemos uma verdadeira ditadura antitabagista. Fumar virou uma atitude politicamente incorreta, deselegante. Não vemos mais personagens de novela fumando (só se for o vilão, o mocinho jamais!), celebridades não fumam mais em público para “não dá mal exemplo” (bater na namorada pode!), hálito de cigarro transformou-se no anticlímax (bafo de cebola é tolerado); cheirar sua carreirinha pode (afinal, não faz fumaça!). O fumante está virando um pária social, um marginal. Tudo bem que não dá para fumar em qualquer lugar, como elevadores, escolas, igrejas, bancos, supermercados e lojas. Dá para segurar o vício!
Mas proibir o cigarro em bares é um pouco exagerado. O sujeito querer não sentir o cheiro da fumaça de cigarro num bar é como ir à igreja e não querer ouvir o sermão do padre. É só sair! Se o sujeito se levantar cambaleando, entrar no seu carro e sair dirigindo, nenhuma alma viva levantará a voz para impedir. Se brincar, alguém até pedirá carona ao bebum. Mas atreva-se a acender um cigarro! Será convidado a alimentar seu vício na beira da calçada, igual michê a espera de clientes. O motorista bêbado não dará nenhuma chance ao pedestre atropelado. O fumante ainda dará a alternativa ao não fumante de se retirar do bar.
Não estou aqui para discutir os malefícios do cigarro (já os conhecemos). Muito menos para conversar sobre as vantagens de levar uma vida saudável, sem cigarro (também temos conhecimento). Estou aqui para falar somente sobre a hipocrisia que é a proibição se fumar em bares. Quem vai a um bar, vai para beber e, para quem gosta, fumar. O proprietário do bar tem o direito de optar se quer receber os clientes fumantes, mesmo correndo o risco perder os clientes não fumantes. Cabe ao cliente escolher aquele ambiente que melhor se adequa ao seu padrão de qualidade do ar.
P.S.: Sugiro que o Ministério da Saúde obrigue as emissoras de TV a veicular aquelas imagens chocantes que vem nos maços de cigarros em horário nobre, de preferência entre um comercial de um carro potente em alta velocidade e outro de um cheesburger gorduroso.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário