sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O sexo e a literatura


A literatura, como tudo nessa vida, vive de fases, de “modas”. Depois da “Era dos vampiros” tendo como carro chefe a série Crepúsculo, a bola da vez é a “Era do sexo”, tendo a frente Cinquenta Tons de Cinza, da inglesa E. L. James. O negócio é falar de sacanagem que todo mundo gosta (inclusive eu, sou normal). Naturalmente que o sexo na literatura não começa nem termina com Cinquenta Tons de Cinza. O “insípido” José de Alencar já colocava suas unhas de fora no século XIX em O cortiço, ao detalhar os atributos de Rita Baiana. E muito antes dele a sacanagem rolava solta nas brochuras (sem querer fazer trocadilho de espécie alguma).
Um pouquinho depois, em 1928, D. H. Lawrence chocou a todos com O amante de Lady Chatterley, ao descrever cenas tórridas de sexo entre a adúltera Constance e seu amante operário Oliver. Na década de 50 temos A história de O, de Pauline Réage, um livro inapropriado para mentes sensíveis demais. O livro é um tratado de sadomasoquismo e congêneres. Na década de 70 vamos ter Nove semanas e meia de amor. Não é o filme! Perto do livro, a película é um manual de escoteiros. O livro é a revelação das memórias sexuais de uma mulher de negócios com um parceiro que conheceu casualmente.
Aqui no Brasil, João Ubaldo Ribeiro lançou nos anos 90 A casa dos budas ditosos, o meu preferido. A personagem sexagenária conta suas memórias sexuais despudoradas e muito criativas. É um livro genial, que poderiam aproveitar a onde de sacanagem no meio editorial para relança-lo. A notícia noticia ruim (pelo menos para mim) é que a minha musa literária, a chilena Isabel Allende disse na Flip de 2010 que o sexo na literatura funciona melhor quando apenas sugerido, sem muitos detalhes. Discordo! Quanto mais detalhes, quanto mais picante, melhor. A boa notícia é que ela garantiu que está esperando sua mãe morrer para escrever um livro “realmente erótico”. Vamos esperar então, mas sem torcer...        

Nenhum comentário:

Postar um comentário