sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O útil e o fútil

“Ou os problemas brasileiros já estão todos resolvidos ou nós já nos tornamos perfeitos idiotas. Porque não é possível que dois assuntos tão fúteis possam chamar a atenção de um país inteiro.” Foi com essas palavras que o jornalista Carlos Nascimento abriu o Jornal do SBT na quinta-feira, dia 19. O jornalista referia-se ao “caso Luíza” e ao suposto estupro no BBB. Discutir os problemas nacionais e buscar soluções para eles é de suprema necessidade, inegavelmente. Mas tem assuntos que, apesar da aparência (alguns não só a aparência, são realmente fúteis) de futilidade, devem servir para levantar questões importantes que devem ser discutidas.

“Menos Luiza, que está no Canadá”, foi um bordão que tomou conta do país na semana que passou. Muito provavelmente dentro de duas semanas ninguém se lembrará mais de Luíza, quer ela fique no Canadá ou não. Os bordões sempre existiram. São manifestações típicas da era das comunicações de massa. Surgiram no teatro de revista, aumentaram com o rádio e atingiram proporções nacionais com a televisão. Com a internet atingiram velocidade instantânea. Mas não é uma demonstração de que o brasileiro ficou mais idiota. É apenas uma demonstração que os bordões se espalham mais rápido. E somem também mais rápido.

Outro assunto que “bombou” essa semana foi o caso envolvendo dois participantes do BBB. Houve estupro ou não? Não sei. Nem vi as cenas. Mas o caso levanta uma discussão: a palavra da mulher vale mais do que a palavra do homem quando se trata de uma suspeita de abuso sexual? Faço essa pergunta pela forma como o elemento masculino foi tratado nesse caso específico. Foi levantada a suspeita, apesar das negativas ele foi excluído do programa e somente com a afirmação do elemento feminino de que o que aconteceu foi consentido é que as suspeitas se dissiparam. Ninguém, em sã consciência, duvida que a violência contra a mulher é uma realidade, mas será que, em determinadas circunstâncias, a mulher não pode tirar proveito da situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário