quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Semana de 22

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, foi um momento definidor da concepção contemporânea de cultura brasileira, sendo propostas muitas das idéias ainda vigentes sobre a relação do país e a sua tradição com as influências estrangeiras. Em outras palavras, foi uma tentativa de criar uma cultura genuinamente brasileira, mesmo recebendo a influência da cultura de outros povos. A semana de 22 aconteceu no Teatro Municipal, em São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro. Portanto, está completando 90 anos esse mês.

O movimento aconteceu num momento de turbulências políticas, economias, sociais e culturais e reuniu um grupo de jovens artistas contestadores que se tornaram, com o tempo, clássicos, como os escritores Mário e Oswald de Andrade, os pintores Anita Malfatti e Di Cavalcanti, o músico Heitor Villa-Lobos e o escultor Victor Brecheret, entre outros. A programação do evento foi dividida em um tema por dia. No dia 13, pintura e escultura. No dia 15, poesia. No dia 17, literatura e música.

Para comemorar a data, o Teatro Municipal de São Paulo terá uma programação especial entre os dias 15 e 26 de fevereiro. Entre as atrações há duas óperas, uma delas de Villa-Lobos, um espetáculo de dança, e dois concertos. Em Belo Horizonte, o Museu das Minas e do Metal irá promover todas as quintas do mês de fevereiro debates sobre os desdobramentos e a importância do movimento de 22 sobre a cultura brasileira da atualidade. Par quem gosta de cultura brasileira é um momento de reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário