quarta-feira, 30 de maio de 2012

Terão os venezuelanos mais sorte que os cubanos?


Em janeiro 1959, um grupo de guerrilheiros liderado por Fidel Castro e Che Guevara derrubou o governo corrupto e autoritário de Fulgêncio Batista. Foi um movimento necessário para trazer paz e justiça social aos cubanos. Desnecessário foram os novos detentores do poder passar mais de cinco décadas no poder fazendo tudo, menos promovendo a paz e a justiça social entre os cubanos, e implantando um arremedo de socialismo, que trouxe atraso ao país caribenho.
Durante esses mais de cinquenta anos, os cubanos esperaram ansiosamente pela solução biológica, ou seja, que a natureza e o tempo se encarregassem de Fidel & Cia. Enquanto ela não vinha, fugiam para Miami. O problema é que Fidel mumificou-se no poder e, quando não conseguia mais limpar a baba, passou o bastão para o irmão, que promove mudanças numa velocidade Barricheliana. Em 1999, chegou o poder na Venezuela o coronel Hugo Chávez, com uma versão venezuelana de reformas que ele batizou de Bolivariana. Era o socialismo cubano atravessando fronteiras!
A boa noticia (apenas para os venezuelanos) é que, ao que parece, a solução biológica se fará presente no caso de Hugo Chávez. Diagnosticado com câncer no ano passado, começou um tratamento em Cuba, terra dos seus gurus. Desde então muitas especulações surgem. Ainda no ano passado, um médico venezuelano falou que Chávez teria somente mais dois anos de vida. Foi obrigado a fugir do país.
Mas ao que parece, ele estava enganado. O tiranete, de acordo com os novos boatos, não chega nem a isso. Segundo a oposição, o governo venezuelano teria feito uma pesquisa em segredo para medir a popularidade de outros nomes do chavismo. Será que os venezuelanos terão mais sorte que os cubanos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário