quarta-feira, 2 de maio de 2012

O rei de Keto – Antonio Olinto


Depois de ter criado Mariana em A casa da água, primeiro volume da trilogia Alma da África, Antonio Olinto dá à luz a outro mulher forte em O rei de Keto, volume 2 da mesma trilogia: Abionam, uma andarilha infatigável que ganha a vida de mercado em mercado. A partir de um provérbio ioruba, “Mãe é ouro, pai é vidro”, Olinto retrata uma sociedade predominantemente feminina.
Abionam, amiga da velha Mariana do primeiro volume e pertencente a uma das cinco famílias reais de Keto, sonha em ter um filho que se tornará rei. Como o primeiro, Adeniran, morreu, ela vive planejando em ter um novo Adeniram. Enquanto isso, lembra sua existência sofrida e as viagens que fez com a mãe. O livro trás aspectos das crenças dos iorubas, contados pelo adivinho Fatogum, e aspectos universais, como a ganância pelo poder, motivo pelo qual Abionam acredita que o filho tenha sido morto pelo tio.
Lançado originalmente em 1980, traz no seu final um relato de grande beleza literária, quando Abionam se deixa possuir pelo homem que deixará a semente de Adeniram, o futuro rei de Keto, em baixo de um baobá, o mesmo lugar em que nasceu e enterrou o primeiro filho. Um livro fundamental para quem deseja desvendar a cultura africana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário