quarta-feira, 2 de março de 2011

O Iraque é aqui!

De acordo com um levantamento do Mapa da Violência 2011, morreram no Brasil, entre 1998 e 2008, 521.822 pessoas, uma morte a cada 10 minutos. Isso são números de guerra!! Somente para efeitos de comparação, segundo britânicos e suíços do Iraq Body Count, morreram na Guerra do Iraque 92.600 civis e 4.000 soldados americanos entre 2003 e 2008. Os americanos teriam que aumentar muito o ritmo da sua carnificina no Iraque para desbancar os brasileiros no quesito “vontade de matar”. Com a diferença que o Brasil é um país oficialmente em paz. Com quem ninguém sabe!

Ao contrário do que imagina o senso comum, São Paulo e Rio de Janeiro não são os estados mais violentos da Federação. São Paulo conseguiu reduzir os números de homicídios em 56%. Em 1998 aconteceram 14.001 homicídios. Em 2008, foram 6.118. Para isso, o poder público estadual usou a estatística como arma, intensificou o policiamento em regiões e horários que apresentavam altos índices de criminalidade. A outra medida foi colocar na cadeia quem nela deve está: o estado possui 35% da população carcerária do país. No Rio, os números começaram a cair a partir da retomada dos territórios dominados pelos traficantes, em 2007. Bastou o estado se fazer presente a violência diminuiu.

No Norte e Nordeste o caminho foi inverso: o número de mortes violentas mais do que dobrou no período da pesquisa. Um dos motivos foi a eficiência da repressão ao crime nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, provocando a migração dos criminosos para outras regiões do país. O outro motivo foi o fato dos governos do Norte e Nordeste não terem feito o mesmo que os colegas do Sudeste. Mas somente políticas eficazes na esfera estadual não resolvem o problema. É necessário também modificar a legislação, e isso não é competência dos governadores, tornando as leis mais duras, principalmente para o crime organizado. Também é necessário rever a legislação do menor (não necessariamente a redução da maioridade penal), para diminuir a sensação de impunidade que impera entre os menores infratores. A guerra só está começando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário