terça-feira, 1 de março de 2011

Ficou pior

Terminei o último texto falando da inutilidade de ter o deputado/palhaço Tiririca na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Vamos ao assunto. O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, elegeu-se com 1,35 milhões de votos com o slogan: “Pior do que está não fica”. Ficou! Na semana passada, Tiririca foi indicado pela liderança do seu partido para compor a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Nada contra o palhaço Tiririca. Tudo contra o deputado Francisco Everardo! Até que ele prove o contrário. Essa indicação é, no mínimo, um deboche. Ou uma declaração aberta de descompromisso com uma área tão sensível como a educação. A comissão será presidida pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN), pedagoga.

De acordo com o perfil dos parlamentares disponível no site da Câmara (WWW.camara.gov.br), dos 513 deputados federais, 76 registraram ter ocupação relacionada com a educação. Ou seja, 14,8% dos deputados se dizem professores, pedagogos e até estudantes. Então vai uma pergunta: onde estão os outros 75 deputados “educadores”? Tenho certeza que não estão “enterrados” numa sala de aula, dando 30 aulas por semana, esperando ansiosamente o final do mês para receber os R$ 1.187,00 (piso nacional da categoria, que muitos governadores e prefeitos brigam na justiça para não pagar).

A Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, foi sucinta e definiu com duas palavras o que também é o sentimento de todos aqueles que trabalham na educação ou vêem nela uma forma de melhorar o país: “fiquei triste.” Outras manifestações de descontentamento foram externadas Brasil afora, mas nada que sensibilizasse o autor da indicação, o líder do PR, o deputado Lincoln Portela (MG), que tentou justificá-la: por ser Tiririca humorista, é ligado à cultura, portanto uma pessoa gabaritada para a comissão. É lamentável admitir, mas pior do que está fica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário