quarta-feira, 5 de março de 2014

O Mago – Fernando Morais

Não sou leitor de Paulo Coelho, mas indícios de que O Mago, do jornalista Fernando Morais, não era uma biografia “chapa branca”, mesmo autorizada pelo biografado, me estimulou a lê-la. E não me decepcionei. O livro traz informações que causaram desconforto para Coelho e algumas pessoas que estiveram envolvidas, direta ou indiretamente, em alguns episódios da vida do escritor. Mas temos que dá um crédito ao biografado: mesmo relatando episódios que poderiam trazer-lhe embaraços, em nenhum momento tentou interferir na sua elaboração ou mesmo tentar embarga-la depois de pronta.
As mais de 600 páginas trazem um relato minucioso da vida de Paulo Coelho. Grande parte das informações estava escondida a mais de 40 anos num baú, mantido trancado pelo próprio Coelho, que continha carca de 190 cadernos de anotações e dezenas de fitas cassetes gravadas como diário. A análise de toda a documentação do baú e de outros documentos, mais entrevistas com personagens que conviveram com Coelho, além de ter acompanhado o biografado no cotidiano e em eventos, consumiram quatro anos de trabalho do jornalista.
A primeira polêmica do livro envolve um personagem chamado Toninho Buda, engenheiro de 58 anos que mora em Juiz de Fora que teria escrito o primeiro livro do “Mago”, Manual prático do vampirismo, de 1985, Paulo Coelho teria apenas assinado a obra. Toninho se diz “aliviado” por tornar público essa história, pois ninguém acreditava nele até então, e “magoado” com Coelho, por nunca ter tornado pública essa versão dos fatos.
A outra polêmica envolve a ABL (Academia Brasileira de Letras), instituição que Coelho pertence como “imortal”. O biografado traz a informação de que alguns acadêmicos o escolheram pensando nos holofotes que a sua eleição poderia jogar sobre a academia. E mais: na possível herança de Coelho. O episódio causou tanto mal-estar entre os acadêmicos que a noite de autógrafos acertada para a sede da ABL foi desmarcada.
Mesmo para quem não é fã de Paulo Coelho o livro é uma boa dica de leitura. É uma oportunidade de descobrir como o místico conseguiu todo o sucesso que fez dele um dos escritores mais lido do mundo, mesmo sendo também o mais contestado.  

2 comentários:

  1. Deu vontade de ler essa biografia, ja que nao li nada de Paulo Coelho

    ResponderExcluir
  2. Leia, vale a pena. Além de muito bem escrita, temos que elogiar o biografado, já que o livro traz informações embaraçosas para ele, mas nem por isso ele tentou impedir a sua publicação, como tantos "famosos".

    ResponderExcluir