quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Granta em português volume 8


O volume 8 da revista Granta em português traz quinze textos e um ensaio fotográfico do fotógrafo e diretor de cinema Walter Carvalho (diretor de fotografia de filmes como lavoura arcaica, Central do Brasil e Abril despedaçado). Essa edição reúne autores nacionais e estrangeiros, uns já consagrados, como Salman Rushdie, Doris Lessing e Julian Barnes, outros ainda não conhecidos, do grande público, como a chinesa Yiyun Li e a italiana Michela Murgia. Todos os textos giram em torno do tema “trabalho”, seja como fonte de prazer ou de glória, como fator de empobrecimento humano ou como um mal necessário.
A edição abre com um ensaio de Salman Rushdie sobre a preguiça, o estremo oposto do trabalho, e por isso mesmo se encaixa bem na coletânea. No texto, Rushdie discorre sobre o tema como um dos sete pecados capitais, faz uma breve análise da obra de Fellini e questiona os personagens de Willian Shakespeare. O segundo texto é um trecho do novo livro de Bernardo de Carvalho, Como me tornei censor, a ser lançado ainda esse ano, onde o personagem descreve a sua enfadonha rotina de ler cartas alheias. Magnífico o texto de Marcello Froés, Whipping boy,  que trata de tarefas que ninguém quer exercer, como a de pisciatoruim (banheiro ambulante nos estádios). Uma tarefa, segundo o autor, de “alta densidade histórico-literária”.
Destaque para o texto do irlandês Colun McCann, onde ele conta o dia em que conheceu o jornal em que seu pai trabalhava. A intenção paterna era convencer o filho a não ser jornalista. Não deu certo. Muito bom o texto do bósnio Aleksandar Hemon, em que ele fala como ficou retido nos EUA no dia em que começou a guerra em seu país, em 1992, e de seus contatos com outros imigrantes, tendo como elo o futebol. Em suma, são diferentes abordagens para entender o mesmo tema, o trabalho e seus congêneres e opostos. Uma bela maneira de ter contato com vários autores ao mesmo tempo em textos curtos, mas saborosos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário