quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Céu de origamis – Luíz Alfredo Garcia-Roza


O carioca Luíz Alfredo García-Roza resolveu se dedicar a literatura policial após se aposentar como psicanalista e professor de psicologia e filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Céu de origamis é seu nono romance policial e o oitavo em que o delegado Espinosa é protagonista. Essa obra traz os elementos tradicionais do romance policial, como belas mulheres sedutoramente perigosas, pistas falsas e despistes, mortes, suspense. Mas também traz dilemas, como o vivido pelo delegado na sua relação com o filho, que durante vinte anos, só viu durante as férias anuais.
A história começa com o desaparecimento do dentista Marcos Rosalbo. À convite da bela e sedutora esposa do dentista, o delegado Espinosa, que estava afastado do trabalho devido a um atentado a faca, começa a investigar o sumiço de Marcos. Começa uma relação ambígua entre ambos, às vezes marcada por uma dependência dela em relação a ele, às vezes de desconfiança de parte a parte. Outro personagem de destaque é a inteligente Cecília, secretária do dentista desaparecido, que tem sua personalidade envolta em mistério até o final do livro.
Cecília também está presente num deslize do autor (se não estou equivocado). Júlio, filho do delegado Espinosa, apaixonado pela moça, vai até a sua casa. No endereço (fornecido pala própria Cecília), ninguém a conhece, o que faz o leitor suspeitar da jovem. Páginas depois, o delegado Espinosa vai ao mesmo endereço e, sem nenhum problema, encontra a moça. Mas esse suposto deslize não compromete o livro, que tem uma trama bem urdida que deixa o leitor em suspense do início ao fim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário