quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um beiral para os bentevis - Josué Montello


O personagem principal de Um beiral para os bentevis, de Josué Montello, lançado em 1989, é Venâncio, o irascível e temperamental patriarca da família Sezefredo. Seu temperamento indomável faz com que a família se disperse. Mas Venâncio tem seus pontos fracos: a Igreja (é incapaz de contrariar o arcebispo D. Mota) e sua neta Magda, criada como se fosse filha (pode até ficar sem falar com ela diante de suas peraltices, mas o amor continua o mesmo).
O ponto de partida do romance é exatamente uma das peraltices de Magda: ela atravessa a ponte para o bairro São Francisco, nua na garupa da moto do namorado, o músico Jerônimo, para cumprir uma aposta cujo dinheiro seria revertido para ele gravar seu disco. Isso faz Venâncio ficar apoplético e não falar com a neta durante todo o romance. No decorrer do romance, os parentes (ou os descendentes daqueles que já morreram) vão retornando para o sobrado. são os bentevis voltando para o beiral para escapar do mau tempo.
Um beiral para os bentevis, pode não ser o melhor dos romances de Montello, não se equiparando a Os tambores de São Luis, lançado em 1975, mas é uma obra que mostra a capacidade do autor em construir um romance. Vale a pena ler como passa tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário