quinta-feira, 26 de julho de 2012

A lógica do futebol


Concordo com aquela máxima que o futebol não tem lógica. Dentro de campo. Por isso é um esporte tão apaixonante. Nem sempre o melhor vence. Isso não acontece em outros esportes. Mas a lógica que falta dentro de campo deveria sobrar fora dele. Principalmente na administração dos clubes. Isso não vem acontecendo. Falta não apenas lógica, mas racionalidade. Talvez isso explique a situação de penúria em que se encontra a maioria dos clubes brasileiros, mesmo com torcidas numerosas e apaixonadas.
Vejamos apenas o ultimo exemplo entre tantos. Imagine um funcionário de uma empresa que procura seu chefe e pede demissão alegando que não se sente mais capaz de dá 100% do seu potencial, que não consegue trabalhar “pela metade”. Será que outra empresa faria uma proposta de trabalho para esse profissional se dispondo a pagar-lhe três vezes mais do que ele ganhava?  Isso aconteceu com o jogador argentino Riquelme, do Boca juniors.
Após a final da Libertadores, o jogador comunicou ao clube que não mais jogaria pelo Boca alegando os motivos já citados. De imediato o Flamengo ofereceu um contrato ao jogador, que ganharia no clube carioca R$ 500 mil mensais. Três vezes o que ele ganha no Boca. E ele recusou! Recusou por causa de uma das consequências dessa falta de lógica na hora de administrar: a falta de pagamento. Ter um contrato com um clube brasileiro não é garantia que de vá receber no final do mês. A insanidade do clube também está em fazer uma proposta dessa a um atleta de 34 anos que, a olhos vistos, não é mais aquele jogador de dez atrás. Pra sorte do Flamengo, ele recusou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário