quarta-feira, 11 de julho de 2012

Diário do farol – João Ubaldo Ribeiro


O personagem narrador de Diário do farol, de João Ubaldo Ribeiro, é um ex-padre que conta sua história a partir de um farol localizado numa ilha deserta, construído por ele mesmo e batizado de Lúcifer, o Portador da Luz. O nome pelo qual o farol é batizado pelo personagem dá uma pista da sua personalidade. “Meu único dever aqui, imposto por mim mesmo e não por qualquer consideração vulgar e mendaz, é a honestidade.” E isso não lhe falta! Ele destila seu ódio contra tudo e todos que atravessem seu caminho.
Filho de um fazendeiro autoritário, que mata a mulher para ficar com a cunhada, o pároco tem como únicas lembranças da infância as surras e o desprezo que o pai devotava-lhe, além do assassinato da mãe. A partir disso, estabelece como objetivo de vida o assassinato do pai como vingança pela morte da mãe, cujo espectro sussurra-lhe como obtê-la. Ao longo da vida estabelece um segundo objetivo: vingar-se da mulher que o desprezou. Todas as suas ações vão girar em torno desses objetivos.
É impossível duvidar da sua honestidade ao narrar, de forma tão crua e sem rodeios, os métodos que utilizou para passar por cima de todos aqueles que, de alguma forma, colocaram-se como obstáculos. Pode-se duvidar da sua isenção psicológica e da sua sanidade mental. Jamais da sua honestidade. Psicopata? Sociopata? Esquizofrênico? Ou tudo junto? A obra é mais uma demonstração da genialidade do autor que encarna com perfeição o personagem, com já tinha feito em A casa dos budas ditosos. Um livro imperdível!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário