domingo, 6 de novembro de 2016

O vinho da juventude – John Fante

“Tomei a decisão de, caso um dia visse minha mãe tão bonita como estava na foto, pedir-lhe imediatamente que casasse comigo”.
Em O vinho da juventude, coletânea de 20 contos escritos nos anos 30, John Fante deixa de lado o seu famoso alter ego, Arturo Bandini, e contará a infância vivida por Jimmy Toscana, um garoto que vive num lar ítalo-americano e é educado num colégio de freiras com normas rígidas. Não é coincidência! Mesmo tendo trocado o nome do protagonista, Fante continuará a contar as histórias da sua infância. No lugar de Arturo, entra o pequeno Jimmy. Mas os questionamentos (e as traquinagens) continuam os mesmos: as normas autoritárias da Igreja Católica e os preconceitos para com os descendentes de italianos que viviam nos Estados Unidos nos anos 30.
“Um pecado mortal é tão ruim quanto vinte. Quero dizer, se você comete um, vai para o inferno tão rápido quanto se tivesse cometido vinte pecados”.
O livro divide-se em duas partes. A primeira delas, com o título de Dago Red (Dago é o equivalente no Brasil à “carcamano”) refere-se ao vinho que os italianos bebiam durante a lei seca e tem 13 contos. Em Um sequestro na família, Jimmy conta a história do casamento dos seus pais. Em Pedreiro na neve, conto autobiográfico, o narrador fala das angústias e talentos do pai, impedido de trabalhar por causa da neve. Esse é um tema recorrente na obra de Fante. Outro dois contos autobiográficos são Primeira comunhão e Coroinha, onde o narrador fala da sua relação com a Igreja católica. Em Um de nós mais uma vez a morte do primo de Fante, Mario Campiglia, é lembrada quando o narrador fala da morte de seu primo, Clito.
“Cerrei os punhos e ansiei pelo dia em que me tornaria um homem e estouraria os miolos de meu pai a socos”. 
A segunda parte, Histórias tardias, contém sete contos. O primeiro deles é Não mais uma freira, que conta a história de como a mãe do narrador, Jimmy, desistiu de ser freira para casa com seu pai. Em O Deus do meu pai, o novo padre da paróquia, Bruno Ramponi, tenta levar o pai de Jimmy de volta para a Igreja. Em patife, Jimmy é preso quebrando lâmpadas na rua e a Madre Superiora tira-o da cadeia. Destaque para o conto Na primavera, quando Jimmy e o amigo Burton fogem de casa para ser jogador de baseball no Arizona. A fuga foi um desastre! Em Helen, tua beleza para mim, Julio Sal volta a ser protagonista ao se apaixonar por Helen, uma dançarina.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário