domingo, 7 de fevereiro de 2016

Histórias e conversas de mulher – Mary Del Priore

Os homens adoram dizer que as mulheres, quando se reúnem, só sabem conversar sobre filhos, casamento e as transformações do corpo. O que causa certa indignação no mulherio.  Em Histórias e conversas de mulher, da historiadora Mary Del Priore, publicado em 2013, os temas do universo feminino tratados são exatamente filhos, casamento e as transformações do corpo, do período colonial aos nossos dias. Especialista em História do Brasil e autora de mais de 30 livros, Del Priore se dedica à chamada “História privada”, abordando temas como erotismo, sexualidade, feminismo e segredos de alcova de personalidades históricas e de anônimos.
Casamento e filhos são temas correlatos. Durante todo o período colonial, século XIX e grande parte do século XX, constituir uma família era o grande sonho das mulheres. Mas casar era apenas o primeiro grande desafio para a mulher, mas não o único. Casar e não conseguir ter filhos era o mesmo que nada. A mulher estéril era considerada inferior.  Não conseguir gerar uma prole, uma continuação da linhagem para o marido era motivo de vergonha. Um exemplo de dedicação à essa tarefa foi a imperatriz Leopoldina, esposa de D. Pedro I, que engravidou 9 vezes em 9 anos.
Quanto à beleza do corpo, Del Priore afirma que os critérios de beleza mudaram radicalmente no decorrer do tempo e de acordo com a classe social, o que não mudou foi o motivo para se ter o corpo em forma: agradar o homem. Transformando seus corpos em objetos de consumo, elas construíram sua identidade, no decorrer da história, através do olhar do homem. Essa espécie de submissão ao olhar masculino sempre foi uma estratégia, ainda segundo Del Priore, para obter algumas vantagens. E conclui: “O olhar masculino é um cárcere”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário