quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Insensata gratidão

Recentemente fui “convidado” para participar de um seminário da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre as discussões estava a utilização de novas tecnologias no ensino noturno. Nunca vi tanto tempo e dinheiro perdidos em tão pouco tempo! Como discutir a utilização de novas tecnologias se não há internet? É o mesmo que discutir estilos arquitetônicos inovadores sem saber fazer um alicerce. E por que não temos internet nas escolas?
A resposta está na pesquisa divulgada nessa segunda-feira (21) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) que aponta que 59% dos alunos das escolas públicas brasileiras não usam internet no ambiente escolar. Pode até parecer uma contradição com o censo/2014 que aponta um salto no acesso das nossas escolas a internet de 47% em 2010 para 61% em 2014. Mas não é! A escola tem internet, mas o aluno não tem acesso a ela.
E não tem acesso a internet nas escolas por que ela é ruim, lenta. Enquanto em países sérios e minimamente civilizados discute-se uma internet com um mínimo de 50 mbps, aqui, nesse rincão que está mais para curral de bovinos do que para país, em 41% das escolas ela não chega a 2 mbps. Como discutir novas tecnologias se por essas paragens a única tecnologia surgida em sala foi a mudança da cor do quadro, que era preto, passou para verde e hoje é branco?
Durante o já citado seminário, os professores foram agraciados com mais uma esmola que os governos adoram brindar seus professores: a partir de 2016 será ofertado cursos de mestrado nas áreas de educação física e pedagogia. Com um sorriso de satisfação (e sadismo) nos lábios, a nossa secretária de educação ainda falou que nossos valorosos mendigos... digo, professores, irão receber 30 diárias em janeiro e 15 em julho para fazer seus mestrados. Isso mesmo! O sujeito passa o ano inteiro numa sala de aula lotada, com uma carga horária escorchante e, durante as férias, vai estudar. Se quiser!
Redução de carga horária é assunto proibido!
E o pior é que ela foi bovinamente aplaudida. A insensata gratidão é uma característica dos mendigos letrados e profissionais.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário