quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Abaixo de zero – Bret Easton Ellis

Clay, protagonista de Abaixo de zero, está de férias da universidade onde cursa cinema e no retorno para casa reencontra seus antigos amigos do colégio e sua ex-namorada Blair, todos mergulhados no submundo das drogas, o que para ele foi a “mão na roda”, já que Clay também é usuário. O ambiente familiar também não é dos mais saudáveis: Clay é recebido como se não tivesse passado tanto tempo fora de casa. Abraços, refeições em família e desejo de boas festas eram artigos de luxo em sua casa.
O ambiente familiar deteriorado e a relação com Blair, namorada da época do colégio e que ainda acredita que o relacionamento existe, transformada numa atração física vazia, faz das férias de Clay e seus amigos uma busca incessante por alucinógenos, novas drogas e locais de encontro com seus traficantes. Tendo tudo o que o dinheiro pode comprar, festas, mulheres, bebidas, drogas e muita curtição, Clay começa a descobrir o quanto a sua existência é inútil. O vazio da inutilidade se transforma em melancolia, depressão, autodestruição e agressividade.
Livro de estreia do escritor americano Breat Easton Ellis, de 1985, quando o autor tinha apenas 21 anos, a mesma idade dos protagonistas do romance, Abaixo de zero chegou a ser chamado pelo jornal USA Today de “O apanhador no campo de centeio da geração MTV”. Adaptado para o cinema, dirigido por Marek Kanievska, o filme é centrado numa mensagem antidrogas, enquanto o livro se concentra no vazio existencial dos personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário