segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cinema nacional: Proibido proibir



A juventude dos anos 60 e 70 tinha uma ditadura para combater e ídolos para venerar, mesmo que hoje esses ídolos ( Guevara, Stalin, Fidel e afins) sejam contestados. A juventude dos anos 80 tinha o novo rock e seus ídolos que surgiam como referência. A juventude dos anos 90 e 2000 não tinha ditadura para combater nem ídolos a seguir e por isso foi obrigada a criar novos paradigmas. Esse é o tema de É proibido proibir (2006), do diretor chileno radicado no Brasil Jorge Duran.
Paulo (Caio Blat) é um estudante de medicina que está mais preocupado nos prazeres que a vida universitária oferece (drogas, sexo, festas) até que termine o curso e seja obrigado a assumir responsabilidades. Ele divide um apartamento com Leon (Alexandre Rodrigues), estudante negro de ciências sociais que vive proferindo seus discursos panfletários prontos (e rasos) sobre a situação do país e namora Letícia (Maria Flor), estudante de arquitetura. A amizade dos dois rapazes é colocada a prova quando Paulo e Letícia se apaixonam, criando um triângulo amoroso.
A situação se complica ainda mais quando Paulo conhece, durante uma aula no hospital, a paciente terminal Rosalinda (Edyr Duqui), e tenta atender o seu pedido de ter notícias dos seus dois filhos, ambos enrolados com a polícia. O roteiro tenta adotar uma linguagem política dando a entender que a violência tem como única e exclusiva causa a falta de oportunidades dos menos favorecidos. Não aprofundar a discussão e mesmerizar as conclusões é o grande pecado do roteiro, que tinha tudo para se aprofundar na discussão. Mas o filme é bom!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário