segunda-feira, 14 de julho de 2014

Cinema nacional: Febre do rato


Febre do rato (2012), filme do diretor Cláudio Assis, não é um filme comercial, mas deveria ser. É um filme que provoca inquietação pela forma intestina como olha a nossa realidade. Sexo, álcool, drogas e amor compõe a matéria-prima do diretor para compor o mundo marginal da periferia recifense. O título é uma expressão típica do Recife para designar uma pessoa que está fora de controle. E o filme é um descontrole total da ordem vigente, a filosofia anárquica como estilo de vida.
O poeta Zizo (Irandhir Santos) publica um jornal anarquista chamado Febre do rato e se coloca como porta-voz dos marginalizados pela sociedade e pelo governo. Rebelde inconformado com as injustiças que o rodeia, Zizo cria um mundo em que a religião é seu sarcasmo, o mangue sua igreja e ele é o profeta que tenta doutrinar seus amigos para a ideologia anarquista através da sua poesia que ninguém consegue entender, somente o próprio Zizo. Tudo isso até aparecer Eneida (Nanda Costa), uma morena estonteante com ar infantil que tirará o poeta do seu equilíbrio.
Filmado em preto-e-branco, Febre do rato trata o sexo como algo normal e o corpo como algo que deve ser usado para atender às nossas necessidades. Além dos dois atores que interpretam os protagonistas, o elenco conta com atuações magistrais de Matheus Nachtegaerle, como paizinho, o melhor amigo de Zizo, e sua companheira, o travesti Vanessa, interpretado por Tânia Granussi, sustentando com competência o lado cômico do filme.
Mas o ponto alto que resume em apenas uma cena toda a mensagem que o diretor quis colocar no filme é aquela em que Zizo pede para sua musa fazer xixi (vá lá, mijar mesmo!) na sua mão. Impagável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário