segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cinema nacional: Corações sujos

Adaptado do livro homônimo de Fernando Morais, vencedor do Prêmio Jabuti de livro do ano de não ficção em 2001, Corações sujos (2011), dirigido por Vicente Amorim e roteirizado por David França Mendes, é uma verdadeira miscigenação cultural, trazendo, às vezes na mesma cena, falas em português e japonês. Na verdade, cerca de 70% do filme é falado em japonês. A história é contada por uma professora primária que fugiu da guerra no Japão, que ver seu marido, um pacato fotógrafo japonês, transformar-se num assassino e por à perder a história de amor deles.
Nos anos imediatamente após a rendição do Japão aos estados Unidos, havia um grupo no Brasil chamado Shindo Renmei, formado por japoneses que não admitiam a hipótese de seu país ter perdido a guerra. Os que aceitavam essa verdade irremediável eram chamados de corações sujos e considerados traidores, cujo castigo era a morte. Começa assim, depois do conflito mundial, uma pequena guerra dentro da comunidade japonesa no Brasil.
Com produção conjunta entre Brasil e Japão, o elenco do filme é formado por atores veteranos do Japão e por atores descendentes de japoneses que vivem no interior de São Paulo e do Paraná, além de atores brasileiros consagrados como Eduardo Moscovis, no papel do delegado de polícia. O grande mérito de filme é mostrar de forma não maniqueísta a dificuldade de adaptação do imigrante japonês aos novos tempos pós-guerra e à cultura brasileira. Um filme que vale à pena ser assistido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário