quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Alta fidelidade – Nick Hornby

Primeira obra de ficção do inglês Nick Hornby, escrita em 1996, Alta fidelidade foi recebido com entusiasmo em todo mundo e representou um retrato sensível e bem humorado da geração pós-Beatles. Mas Hornby já não era mais um desconhecido, o seu livro anterior, de 1992, Febre de bola, suas memórias de torcedor fanático por futebol, foi adaptado para o cinema e lhe rendeu prêmios literários.
Em Alta fidelidade, Rob Fleming é um sujeito de 35 anos cuja idade metal estacionou lá pelos vinte anos, é apaixonado por música e por mais nada nessa vida, tem uma lojinha de discos usados que não vende nada ou quase nada e anda na companhia de sujeitos com idade mental compatível com a sua. No diz respeito às mulheres, Rob continua sendo um amante da música e coleciona fracassos amorosos.
O livro começa com a atual namorada dele, Laura saindo de casa. Para provar que é um homem maduro, Rob elenca os “cinco términos de namoro mais memoráveis de todos os tempos” e, por vingança, deixa Laura fora da lista. Não que isso faça muita diferença para ela. Mas faz para ele! O livro foi adaptado para o cinema em 2000, tendo John Cusak no papel de Rob. Com humor sardônico e leitura leve, Hornby mostra como um trintão tem medo de virar adulto.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário