quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O fim de semana – Bernhard Schlink

Na juventude, Jörg fez parte do grupo terrorista Fração do Exército Vermelho, também conhecido como Baader-Menhof, e passou 24 anos na prisão acusado de terrorismo. Após receber o indulto e ser libertado, sua irmã Cristiane resolve reunir os seus amigos de juventude como forma de reintegrar Jörg à vida fora da prisão.  Mas duas décadas e meia separam essas pessoas, que durante esse tempo tomaram rumos diferentes, apesar de terem compartilhado pensamentos revolucionários na época de estudantes.
Mas a reunião, que seria uma forma de familiarizar Jörg com o mundo social, transforma-se numa lavagem de roupa suja onde todo mundo tem o que revelar e o que esconder. Revelações chocantes vêm à tona, cobranças pelas mortes em nome da causa revolucionária e a omissão de alguns deles tornam-se o centro das discussões. Para Jörg, fica o dilema entre continuar sendo o ícone da luta revolucionária, mas correr o risco de voltar para a prisão, ou se tornar um cidadão comum e ser visto como um covarde que passou duas décadas na cadeia para nada.
Muito além de tratar de uma mera reunião de amigos que há tempos não se viam, O fim de semana trata de questões como responsabilidade, culpa e perdão num mundo pós 11 de setembro e pós guerra do Iraque. Num ambiente tenso e claustrofóbico, permeado por amargas nostalgias, Jörg enfrentará um segundo julgamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário