segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Cinema nacional: A última estação

Uma co-produção entre Brasil e Líbano, A última estação (2012), do produtor e diretor Márcio Curi e roteiro de Di Moretti, retrata a história de imigrantes árabes no Brasil. Com muita sensibilidade, poesia e humor, o filme conta a história do jovem libanês Tarik (quando jovem interpretado por Mohamad Rabah, quando adulto, pelo veterano ator libanês Mounir Maasri) que, na companhia do irmão Karim, embarcam num navio rumo ao Brasil, em meados dos anos 50, em busca de uma vida melhor.
No navio, os irmãos conhecem outros jovens árabes, com quem faz amizade. No desembarque no Brasil, cada um segue seu destino, uns com sucesso, outros nem tanto. Em 2001, enquanto terroristas muçulmanos derrubam as torres Gêmeas, nos EUA, Tarik fica viúvo e decide procurar os amigos que há tanto tempo não via nem tinha notícias. Na companhia da filha, Samia, uma jovem que nem de longe cultiva os traços da cultura árabe, percorre várias cidades em busca do seu sonho.
Além de rever os companheiros da viagem de 51 anos antes, Tarik ainda vive um idílio com Cissa (Elisa Lucinda). Filmado no Brasil e no Líbano, o filme é uma inédita produção conjunta entre os dois países e mostra o quanto a sociedade brasileira é aberta à diversidade cultural e religiosa. Um filme que vale a pena assistir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário