sexta-feira, 27 de setembro de 2013

J. M. Coetzee

John Maxwell Coetzee nasceu em 1940, na Cidade do Cabo, África do Sul, onde concluiu dois bacharelados, Língua Inglesa e matemática. Em 1962, mudou para a Inglaterra onde foi trabalhar como programador de computadores e fazer o doutorado, cuja tese foi sobre o novelista inglês Ford Madox Ford. Em 1968 foi morar nos Estados Unidos, trabalhando como professor de inglês na Universidade do Estado de Nova York, mas em 1971 teve seu visto de residência negado pelo governo americano em virtude de sua participação em manifestações contra a Guerra do Vietnã, regressando à África do Sul para trabalhar na Universidade da Cidade do Cabo, onde ficou até 2000. Em 2002, emigrou para a Austrália e foi lecionar na Universidade de Adelaide.
Sua carreira literária começa em 1969, quando ainda morava nos EUA, com Terras de sombras, que só foi publicado na África do Sul cinco anos depois. Em 2003, foi agraciado com o prêmio máximo da esfera literária, O Nobel de Literatura, por sua luta contra o regime de segregação racial no seu país natal. Antes disso, tinha sido o primeiro escritor a ganhar duas vezes o Booker Prize, o maior prêmio literário em língua inglesa, por O cio da terra: Vida e época de Michael K., em 1983, e por Desonra, em 1999. Coetzee tem vários títulos de doutor Honoris Causa por várias universidades, além de ser comparado aos grandes escritores do século XX.
Nas próximas quatro quartas-feiras, esse blog estará falando sobre quatro obras de J.M. Coetzee: Terras de sombras, de 1974; O cio da terra: vida e época de Michael K., de 1983; A idade do ferro, de 1990; e Desonra, de 1999, destes, o mais genial.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário