quarta-feira, 31 de julho de 2013

Enquanto a noite não chega – Josué Guimarães

Em Enquanto a noite não chega, o escritor gaúcho Josué Guimarães aborda um tema que atormenta todos os seres humanos desde o início da sua existência: o fim da vida. Escrito em 1978, a história se passa numa cidade fictícia e gira em torno dos seus três últimos moradores: o casal Dom Eleutério e Dona Conceição e o amigo coveiro Teodoro, este último à espera da morte do casal para cumprir a sua última missão na cidade para depois partir.
Através de diálogos simples entre os personagens, onde um narrador se faz necessário para descrever as ações e sentimentos de cada um deles, o autor traça um panorama tocante, melancólico e nostálgico dos moradores da cidadezinha outrora rica e pungente. A única riqueza que restou é a memória dos tempos idos, sempre posta em dúvida pela escassez de comida e luminosidade.   

Décima obra do gaúcho Josué Guimarães, a novela Enquanto a noite não chega põe em confronto tempo e espaço, promove o encontro entre a vida e a morte, o passado e o futuro. Uma obra com as marcas registradas do escritor gaúcho: o lirismo, uma suave poesia e um final inesperado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário