sexta-feira, 19 de julho de 2013

Calypso: entre convulsões e conversões

Costumo dizer que não existe música boa e música ruim. Música é estado de espírito. Estava assistindo um vídeo de uma palestra do escritor Ariano Suassuna na Jornada Cultural de Santo André, que aconteceu no mês passado e sou obrigado a concordar com ele. Existe música ruim! Em um determinado trecho da palestra, o escritor resolveu tecer algumas críticas à banda Paraense Calypso. Podem até acusa-lo de ser elitista por desqualificar uma banda regional e sua música, mas sou obrigado a concordar com ele. A música da Banda Calypso é ruim! Não apenas a música, mas tudo na banda é ruim e de mau gosto.
O escritor levou o recorte de um jornal, cujo nome não consegui identificar, que trazia a manchete “Calypso: preferência nacional”. Olha, se a Banda Calipso é uma preferência nacional, eu tenho que descobrir com urgência onde estou vivendo. No corpo da reportagem, exalta-se a “genialidade” de Chimbinha, marido da vocalista Joelma, guitarrista e dono da banda. É... creio que pra fazer música ruim daquele jeito é necessário uma certa dose de genialidade. Uma inteligência mediana seria incapaz!
O mais bisonho foi o autor da reportagem ter afirmado que a Banda Calypso “tem uma coisa super brega que é a cara do Brasil”. Bom... eu não sou um primor de elegância, mas não sou brega. Ou será que não sou brasileiro? Me confundi todo agora... não sei onde estou vivendo e não sei de onde sou... essa reportagem me deixou em crise existencial...
A única certeza que tenho agora é que a Banda Calypso é, indiscutivelmente, a quintessência do mau gosto em todos os sentidos. As roupas parecem alegorias de carnaval (e um carnaval de péssima qualidade), as coreografias (de autoria da Joelma, se é que ela assume a culpa!) deixam os dançarinos como se estivessem à beira de um ataque epiléptico e as letras são de uma falta de criatividade apocalíptica.
Mas nem tudo está perdido: a própria Joelma anunciou que está encerrando as atividades com a Banda Calypso no final do ano que vem e que se tornará cantora gospel. Pronto! O casamento perfeito, pois pior do que a genialidade de Chimbinha, somente música gospel.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário