segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cinema nacional: Estômago

Filme de estreia do curitibano Marcos Jorge, filmado em 2007 e ganhador do prêmio de melhor filme no Festival do Rio nesse mesmo ano e de outros 16 prêmios nacionais e internacionais, conta a história do nordestino Raimundo Nonato (João Miguel) que sai do interior para tentar a vida na cidade grande. De início, consegue um emprego num decadente boteco em regime de semiescravidão, mas que o faz descobrir seu imenso talento para a gastronomia. Suas habilidades culinárias transforma o então decadente boteco de Zulmiro (Zeca Cenovicz) e chama a atenção de Giovanni (Carlos Briani) dono de um restaurante italiano de classe.
A vida de Nonato começa a mudar, inclusive com o surgimento de um amor, a prostituta Íria (Fabíula Nascimento). A relação dos dois dá uma particularidade especial aos diálogos devido ao contraste do sotaque paranaense de Íria e o sotaque nordestino de Nonato. Simultaneamente, o filme mostra Nonato mais a frente na linha do tempo numa penitenciária usando seu talento gastronômico para subir na hierarquia do crime. Nesse momento, a ingenuidade e a timidez do migrante nordestino, dão lugar a ambição e a maquiavelice. Nessa parte do filme, destaque para a atuação de Babu Santana, interpretando Bijiú, “dono” da cadeia em que Nonato está preso.

Com bom roteiro, Estômago cativa pela situação do seu personagem principal, Nonato, que faz com que o espectador torça pelo seu sucesso. Em resumo: é um filme muito bom! Não é a toa que recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. É o tipo de filme que leva os brasileiros a se orgulharem dos novos rumos que o cinema nacional vem tomando nos últimos vinte anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário