segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cinema nacional: Feliz Natal

Caio (Leonardo Medeiros) tem 40 anos e é dono de um ferro-velho no interior. Durante a juventude, levou uma vida recheada de irresponsabilidade e aventuras perigosas, regada a drogas e álcool, o que o colocou em conflito com alguns membros da família e consigo mesmo. Depois de muitos anos afastado, resolve visitar a família na semana do Natal. O cenário encontrado é desolador: a mãe (Darlene Glória) é alcoólatra e viciada em barbitúricos, o pai (Lúcio Mauro) mantém uma relação com uma mulher bem mais nova e de passado duvidoso, o irmão (Paulo Guarnieri) e a cunhada (Graziela Moretto) estão com o casamento em crise.
O primeiro longa do ator Selton Melo, Feliz Natal, é uma produção de 2008 e não deixa dúvidas sobre a competência de Selton como diretor. Detalhe: Selton também assina o roteiro do filme em parceria com Marcelo Vindicatto. Além de competente como ator e diretor, Selton mostra versatilidade. Com planos rápidos e hiperaproximados, Selton não esconde a influência do diretor Luiz Fernando de Carvalho, que o dirigiu em Os Maias e Lavoura arcaica.
Deve ser destacada a atuação de Darlene Glória, que protagoniza a melhor cena do filme durante o almoço de natal em família, ao enumerar conceitos que não representam mais os valores daquela família, enquanto seus membros vão se retirando da mesa, entediados com o fato da matriarca (Bêbada e drogada) estar tocando num assunto que não interessa a ninguém. Não um filme fácil de ser assistido, cheio de dramas densos e profundos, típicos da maioria das famílias, mas vale a pena assistir.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário