segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cinema nacional: Insônia

Baseado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha e dirigido pelo diretor gaúcho Beto Souza, Insônia (2012) conta a história e os conflitos da adolescente Cláudia (Lara Rodrigues), 15 anos, órfã de mãe desde os cinco, que vive com o pai, Rafael (Daniel Kuzniecka), que vive afundado no trabalho desde que a esposa morreu. Numa viagem de trabalho do pai, Cláudia conhece Andreia (Luana Piovani), uma jovem independente que se apaixona por Rafael sem saber que ele era o pai da sua amiga adolescente.
Com uma amiga bem mais velha que se torna namorada do pai, um amigo anônimo que lhe manda poesias e mensagens de apoio pela internet sob o pseudônimo de “Insônia” e a falta de desenvoltura com os meninos da sua idade, Cláudia administra seus conflitos de forma bem espontânea. Com um roteiro criado coletivamente e supervisionado pelo autor do livro, o filme perde uma oportunidade de aprofundar a trama, se atendo a uma história rasa.
O filme também se recente dos recursos datados. Não por culpa do diretor ou do roteiro, mas por que o filme começou a ser rodado em 2007, época do Messenger, recurso muito utilizado pela personagem Cláudia para conversar com “Insônia”. Mas devido a problemas com a captação de recursos, o filme só foi concluído em 2012 e só foi distribuído dois anos depois, já na era do WhatsAPP. Mas isso não compromete o filme, vale a pena dá uma olhada...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário