quarta-feira, 21 de maio de 2014

1933 foi um ano ruim – John Fante

Dominic Molise é um jovem de 17 anos que vive na pequena cidade do estado do Colorado. Ainda sofrendo as consequências da Grande Depressão, acontecida quatro anos antes, o pai está desempregado há sete meses, mas toda noite frequenta bares de péssima reputação e arruma amantes. A mãe é uma fonte permanente de irritação para Dominic, pois vive rezando na esperança da vida melhorar, mas não toma nenhuma atitude para que isso aconteça.
E o que resta a Dominic? Aprender o ofício do pai, pedreiro, e trabalhar até conseguir dinheiro suficiente para realizar o sonho do pai, abrir uma pequena empreiteira, algo pouco provável; ou realizar o seu grande sonho e tornar-se jogador profissional de beisebol, algo pouco provável por Dominic não ter dinheiro para apresentar-se num time para fazer testes. Ele tem certeza que tem O BRAÇO (uma verdadeira entidade para Dominic) mais poderoso da história do beisebol e pode ser o instrumento que tirará a família da miséria.
1933 foi um ano ruim é o oitavo romance de Fante e foi lançado postumamente por iniciativa de Charles Bukowski, que apresentou sua obra aos editores nos anos 80, e para quem Fante era “o precursor dos beats” e “um homem que não tem medo de emoções”. Não estranha a admiração que Bukowski tem por Fante, ambos têm estilos parecidos, leve e espirituoso, simples, mas não simplista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário