segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cinema nacional: As três Marias

Poderíamos dizer que As três Marias (2002), do diretor Aluísio Abranches, é um filme esquisito com um roteiro nada original. É verdade que filme tem suas esquisitices, mas o roteiro é apenas aparentemente comum. Baseado numa poesia de cordel e com roteiro original de Heitor Dalia e Wilson Freire, o filme conta a história de Filomena Capadócio, cujo marido e os dois filhos homens foram assassinados a mando de Firmino Santos Guerra, a quem Filomena abandoou no altar anos antes.
Para vingar o crime, Filomena convoca suas três filhas, todas Marias, a vingarem a morte dos parentes, contratando, cada uma, um matador. Nada original se não fossem os símbolos espalhados ao longo da história, como a cena em que Filomena recebe a notícia dos assassinatos, nos fundos da casa aparece um jardim de cactos, numa representação da vida que esperava Filomena viúva, sem amor, sem sentimentos, sem esperança.
O encontro das três irmãs com os matadores contratados para vingar a morte do pai e dos irmãos também é cheio de símbolos. Zé das cobras (Chico Díaz) vive na companhia de cobras e não fala com mulheres; Cabo Tenório (Tuca Andrada) é um policial que só age dentro da lei, apesar de ser matador; e Jesuíno Cruz (Vagner Moura) é um sujeito que acredita na dualidade do homem, não sendo a toa que tem uma cicatriz que divide seu rosto ao meio.
Mas o filme também tem esquisitices, principalmente quando as três irmãs, Maria Francisca (Júlia Lemmertz), Maria Rosa (Maria Luísa Mendonça) e Maria Pia (Luiza Mariani), estão em cena. Apesar do filme se passar no Nordeste, as irmãs não têm sotaque da região e vestem roupas modernas. Sem contar que aparecem do nada e não se sabe de onde vem. Mas são apenas “pecadilhos” que não comprometem filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário