terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mahmound, o pária

Semana passada, o presidente do Irã, Mahmound Ahmadinejad, esteve em visita ao Brasil. Por passou, provocou protestos. Por onde não passou também. O convite oficial do governo brasileiro para a visita de Ahmadinejad foi uma tentativa da diplomacia nacional em conseguir uns votinhos nos organismos internacionais para a tentativa brasileira de fazer parte do Conselho de Segurança da ONU como membro permanente. Não sei se conseguiu alguma coisa nesse sentido. O que se viu foi um festival de manifestações Brasil afora por causa das daclarações do visitante. Foram judeus, homossexuais, mulheres, democratas e quem não tinha causa nenhuma. O importante era protestar!! Não tenho nenhuma pretensão de defender Mister Ahmadinejad, mesmo por que ele e suas idéias são indefensáveis. O que vou fazer é criticar as atitudes dos seus detratores.
Os judeus protestaram contra a o fato de Ahmadinejad negar o Holocausto. Negar o Holocausto é uma prova de ignorância histórica. E só isso! Mesmo sabendo que Ahmadinejad não é um ignorante, o que ele pretende é provocar Israel, ele tem o direito de se passar por ignorante. O que ele, nem ninguém, pode fazer é defender o extermínio de quem quer que seja. É negar o direito de existência de um povo, seja o povo judeu ou outro qualquer. E se alguém quiser negar o massacre de cristãos nas arenas romanas, no início da Era Cristã? Isso representaria uma ofensa aos cristãos? Claro que não!! Seria apenas uma prova de desconhecimento da história. Esse alguém não deve, nunca e em nenhuma hipótese, pregar o direito de existência do povo cristão.
As mulheres também se manifestaram. A bronca delas é com relação ao fato da mulher ser considerada cidadão de segunda classe na maior parte do mundo muçulmano, inclusive no Irã. Seria uma sandice comparar essa situação com a condição feminina no mundo Ocidental. A diferença é que no Reino Tupiniquim impera a hipocrisia. Nada mais Taliban do que o caso Uniban (gostou da rima?). Estudantes universitários xingaram, vaiaram e hostilizaram uma colega apenas por que esta vestia um micro vestido. Isso dentro de uma universidade, onde deveria prevalecer o respeito a diversidade de pensamento e comportamento, onde, em tese (e parece-me que apenas em tese, mesmo!!) está a elite intelectual do país. E a universidade ainda expulsou a aluna por "conduta inadequada". Viva o Taliban!!! Já os homossexuais reclamaram das declarações do presidente iraniano de que a homossexualidade é doença. Isso é uma estupidez!!!Mas o brasileiro é precoceituoso com relaçãos aos gays. Preconceituoso e violento!! Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB), 122 homossexuais foram mortos no Brasil em 2007, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. A despeito dos nossos defeitos e preconceitos, o único consenso, parece-me, é que a visita do senhor Mahmound Ahmadinejad seria perfeitamente dispensável...

Um comentário:

  1. Olá! Gostei desta postagem, concordo em gênero, número e grau! O Brasil, além de ser um país preconceituoso também adora o protesto pelo protesto, são os rebeldes sem causa. Reclamam da condição da mulher no Irã mas não conseguem respeitar uma mulher por causa do tamanho do vestido aqui no Brasil.... vai entender.

    Thais C.
    http://pontolaya.blogspot.com

    ResponderExcluir