segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COP15

Se alguém me perguntasse onde eu não gostaria de está hoje, não teria a menor dúvida, seria taxativo: Copenhagen. Pior do está em Copenhagen hoje, somente ouvir um discurso de duas horas da Marina Silva com aquela vozinha de taquara rachada que só ela tem. Pior do que as duas coisas juntas, somente almoçar em restaurante de comidas naturais ou ler um livro de autoajuda. As duas coisas juntas é motivo para suicídio. Fiquei me perguntando por que COP 15 e descobri que essa é a 15ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Isso me deixou extremamente feliz por que eu não me lembro das outras 14. Não é apenas por não dá a mínima para a questão ambiental. Mas é por que não existe pessoa mais chata do que o militante ecológico. Então, você junta centenas de ecochatos com dezenas de governantes que fazem de conta que estão mas não estão nem aí para climas e baleias e fica muito mais interessante assistir a Turma do Didi aos domingos ou a Luciana Gimenez entrevistando ex-BBB.
Mas hoje, apesar da minha insensibilidade, fiquei preocupado com um dado da Agência Internacional de Energia. Segundo a IEA (sigla em inglês) cada brasileiro emite dois balões semelhantes ao da foto acima por ano de gás carbônico. Cada balão equivale a uma tonelada do gás. Mas qual brasileiro? O que tem carro ou o que não tem? O que mora na cidade ou o que mora no campo? Ainda de acordo com a IEA, cada americano emite 20 desses balões por ano. Aí o bicho pega. Pela lógica, quem polui mais, contribui com mais dinheiro para salvar o planeta. Os nossos amigos yanques não pensam assim. Para eles, e os demais países desenvolvidos, os países em desenvolvimento (Brasil, China, Índia) devem contribuir com a maior parte das despesas.
Não sei se o desequilíbrio ambiental tem afetado o clima no mundo, as opiniões divergem. Mas tem tem afetado sobremaneira o clima eleitoral no Brasil. A oposição ( o governador de São Paulo José Serra e a senadora e pré-candidata verde a Presidência Marina Silva,) acha que o Brasil deve contribuir com recursos financeiros. A senadora Marina até sugeriu a módica quantia de U$ 1 bilhão. Já o governo, representado pela Ministra-chefe da Casa Civil e candidata oficial a Presidência da República, defende a idéia que de que temos que tomar medidas reais e concretas para resolver o problema. Só não disse quais seriam essas medidas. É, acho que tá na hora do Superpop, com a Luciana Gimenez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário