quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Strippers, pó e o Rio 2016

Na segunda-feira, 30 de novembro, o ator e comediante americano Robin Willians resolveu fazer, em entrevista no programa "Late Show With David Letterman", uma avaliação irônica da vitória brasileira para a realização da Olimpíadas de 2016, que será no Rio de Janeiro. Criou, com isso uma confusão sem tamanho. Willians afirmou que Chicago disputou com o Rio de Janeiro o direito de sediar as Olimpíadas de 2016 em "desigualdades de condições". Ele afirmou que, enquanto Chicago enviou a primeira-dama Michelle Obama e a entrevistadora Oprah Winfrey, o Rio de Janeiro teria levado "50 strippers e meio quilo de pó". Se existe um povo que não sabe contar piada, esse povo é o norte americano, observamos isso em filmes e programas de auditório. Mas essa do Robin Willians além de sem graça é de extremos mal gosto. Demonstra desinformação e preconceito. Ou as duas coisas, já que a desinformação leva ao preconceito.
É certo que o comediante americano não será o primeiro nem o último a ter uma visão estereotipada e preconceituosa do Brasil ou de alguma outra parte do mundo "não civilizado". Um exemplo foi o filme "Turistas", de 2006, que mostra um grupo de jovens turistas que vêm passar férias no Brasil e são assaltados, drogados e vítimas e uma quadrilha de tráfico de órgãos (selvagens, nós, hein!!). Para muitos, o Brasil é samba, sexo e futebol. Mas o preconceito motivado pela desinformação existe aqui dentro também. Moro numa região em que muitos pensam que só tem onça, indios e mata. Já me perguntaram até se aqui tinha sexshop. Respondi que índio também faz sexo com sacanagem. Há quinze anos, quando vim morar em Porto Velho imaginei que fosse um local atrasado, por localizar-se na região Amazônica. Puro preconceito!
Mas voltando à piada de Robin Willians. Obviamente que os representantes brasileiros na cerimônia de escolha da cidade sede para as Olimpíadas 2016, vencida pelo Rio de Janeiro, não presentearam os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) com strippers e cocaína. Nem Chicago, a outra concorrente, perdeu por causa da Oprah Winfrey e da Michelle Obama. Mas se esse fosse o motivo da derrota seria justo. Michelle, por mais bonita e elegante que seja, não tem como competir com cinquenta strippers com metade da sua idade e dobro de disposição. Já entre Oprah Winfrey e o "meio quilo de pó", tenho certeza que a maioria escolheria a segunda droga. Não sei Robin Willians, já que de cocaína ele entende, afinal já esteve internado em clínicas de desintoxicação para se livrar do vício...

Nenhum comentário:

Postar um comentário