quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O terceiro travesseiro – Nelson Luís de Carvalho



“Por que um sentimento tão verdadeiro podia incomodar tanto os outros?”
Livro de estreia do escritor Nelson Luís de Carvalho, empresário nascido e criado em São Paulo, publicado pela primeira vez em 2000, O terceiro travesseiro é uma obra cultuada principalmente no universo homossexual. Sinceramente não vejo motivos para tanto. É um livro, no máximo, “bonzinho”. Nelson é ainda o autor de Apartamento 41, publicado em 2007, livro com a mesma temática, sobre o qual falarei no próximo post.
“Deus teria que ser insensível para me condenar ao inferno”.
Marcus e Renato são dois jovens que estudam na mesma escola e se apaixonam um pelo outro. Era de se esperar que os dois enfrentassem aquela reação negativa típica da classe média quando descobrem que seus filhos “bem criados” não saíram ao que os seus zelosos pais esperavam. Não é o que acontece. Fora uns “chiliques” aqui ou acolá, até que as famílias assimilaram bem a notícia. O ponto central da trama, na verdade, é a chegada de Beatriz, ex-namorada de Renato, no romance dos dois jovens, provocando ciúmes a princípio, mas depois fazendo o “terceiro travesseiro” do título.
“O próprio ser humano constrói o seu inferno”.
Mas por que acho que O terceiro travesseiro é apenas um livro “bonzinho”? O autor, que tinha um tema bem interessante nas mãos, podendo focar na construção dos personagens e no relacionamento dos namorados, se atém a descrever as cenas de sexo entre os dois (algumas bem interessantes, vá lá!). O problema é que a proposta do autor não era escrever um livro erótico, mas uma história de amor entre duas pessoas que estão dispostas a enfrentar todas as barreiras em nome dessa relação. O resultado é uma narrativa imatura e pueril, com aquele ritmo de novela em que tudo acontece no último capítulo.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário