domingo, 12 de junho de 2016

O monge inglês – Valeria Montaldi

Considerada o grande nome do romance histórico da atualidade na Itália, a jornalista e crítica de arte Valeria Montaldi publicou O monge inglês, seu terceiro romance, em 2006. Na verdade essa é a terceira aventura investigativa do frade inglês Matthew Willingham (o primeiro lançado no Brasil, os outros vieram posteriormente), um velho amigo de Arnolfo de Sala, abade da abadia de San Simpliciano, que vem sendo vítima das intrigas de um mercador sem escrúpulos chamado Birago.
Toda a história se passa em Milão, em 1246. Em paralelo às intrigas de Birago, ocorre o misterioso incêndio da casa do mestre-pedreiro Guglielmo Salvo, um respeitado senhor que morre em meio às chamas. Caberá a Willingham, que estava há duas décadas longe da cidade, livrar o amigo das tramoias do inescrupuloso comerciante e estabelecer um elo entre os dois eventos. Para isso, colocará em risco a sua vida, mas será recompensado pela companhia de uma mulher que o fará sentir algo que ele não imaginava que pudesse sentir um dia.
Chama a atenção a comparação feita, na contracapa do volume, como O nome da rosa, do escritor Umberto Eco. Nada mais irreal! O livro de Eco é um clássico incomparável. Sem contar que a narrativa concisa e objetiva de Valeria Montaldi não deixa muito espaço para o suspense. Ao contrário do clássico italiano, que tem como um dos pontos fortes o suspense levado ao extremo e que exige do leitor paciência e capacidade para decifra-los. Mas isso não diminui em nada O monge inglês, um livro que deve ser lido também pela sua perfeita reconstituição histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário