domingo, 19 de junho de 2016

A Conexão Bellarosa – Saul Bellow



Prêmio Nobel de Literatura de 1976, o escritor judeu, filho de imigrantes russos, nascido no Canadá, mas naturalizado norte-americano Saul Bellow expressou na sua obra todos os aspectos da vida do povo que imigrou para a América logo depois da Segunda Guerra Mundial: a sua ascensão a um lugar de poder, a angústia moral dos que sobreviveram ao Holocausto e a visão que esses judeus tinham da América urbana contemporânea. Conexão Bellarosa, seu décimo quarto romance, publicado em 1989, não é diferente.
Harry Fonstein foi salvo de uma prisão nazista e da execução certa pelo produtor da Broadway Billy Rose, que mantinha uma organização secreta durante a Segunda Guerra com esse intuito. Anos depois, já nos Estados Unidos, Rose se torna uma celebridade do show business e Harry, já um homem rico, tenta de todas as formas um encontro com seu benfeitor, sendo sistematicamente rechaçado. Sua mulher, Sorella, vendo o marido com o orgulho ferido devido a recusa, determina que o encontro dos dois terá que acontecer de qualquer jeito.
Narrado por um personagem anônimo, fundador de um instituto de memorização que fez fortuna ministrando palestra para executivos e amigo do casal Fonstein, ele tenta, contando a história, recuperar a sua própria memória, que começa a falhar. Escrita na fase final da sua vida, essa novela é um exemplo da extrema fluidez da escrita de Bellow, mas também uma reflexão sobre o ser judeu na América. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário