quarta-feira, 15 de junho de 2016

Brooklyn – Colm Tóibín

Nunca tinha ouvido falar em no escritor irlandês Colm Tóibín até ver Brooklyn, seu quarto romance, publicado em 2009, numa livraria e compra-lo. E me dei bem! Com um enredo simples e bem construído, o livro prende o leitor do início ao fim. Eu diria mesmo que é uma história surpreendentemente emocionante. Surpreendente por que, aparentemente, não tem nada demais. Porém, tem algo nela que emociona, prende o leitor. Com certeza Brooklyn ocupará a minha estante de livros preferidos.
A história começa no início dos anos 50 na pequena Enniscorthy. A introvertida e tímida Eilis Lacey vive com a mãe viúva e a irmã Rose nesse pequeno vilarejo do interior da Irlanda sem nenhuma perspectiva de encontrar um emprego satisfatório após terminar o curso técnico de contabilidade. Através da sua irmã, Eilis recebe o convite para emigrar para os Estados Unidos de um padre irlandês que vive no Brookyn, bairro nova-iorquino com forte presença de irlandeses.
Nos Estados Unidos, os horizontes de Eilis começam a se ampliar: começa a trabalhar como vendedora numa grande loja de departamentos, com possibilidade de trabalhar no escritório; faz o curso superior de contabilidade; conhece novas pessoas com comportamentos diferentes ao que estava habituada; a cada vez mais constante presença de negros em vários ambientes da cidade. Mas um imprevisto faz com que ela seja obrigada a passar uma temporada na Irlanda, levando-a a fazer comparações entre os dois mundos que está diante de si: a grande cidade cosmopolita e sua diversidade cultural e de comportamentos de um lado do oceano, e do outro a pequena Enniscorthy, onde ser bem sucedida significava encontrar um bom “partido” para casar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário